terça-feira, 19 de maio de 2009

É PRECISO SABER VIVER!!!


Neste final de semana, mais especificamente no sábado, eu e meu namorado decidimos fazer uma pequena viagem a Florianópolis (aproximadamente 200km de Joinville) para assistir ao show do Rei Roberto Carlos. Toda animada decidi ligar para alguns amigos na tentativa de encontrar parceria para o feito. Muitos tinham compromissos, outros simplesmente disseram não gostar e outros deram desculpas esfarrapadas!!!!

Diante dessa situação parei para pensar... quantas vezes dei estas mesmas desculpas para não fazer algo que me convidaram!? Quantas vezes menti para mim mesma com o intuito de não mudar de atitude, de não sair da inécia, de não fazer algo que fosse fora do costume...

Quantas coisas poderia ter feito e não fiz!!! E porque não fiz?? Hoje sei que na maioria das vezes o que tive foi PREGUIÇA ou MEDO!!!

Preguiça de me arrumar, preguiça de passar algum desconforto, preguiça de fazer o mínimo de esforço... Medo de gastar dinheiro, medo de não gostar, medo de estar gorda, medo de me sentir feia, mas principalmente, medo de sair do protocolo...

De um modo geral tudo que é novo nos traz insegurança, nos amedronta, nos assusta... Tudo aquilo que não conhecemos, a princípio ficamos com um pé atrás, analisando com os olhos grudados da mesma forma que um tigre analisa sua presa.... Só depois de um tempo é que conseguimos ver que aquilo nem era algo tão sério e poderíamos ter resolvido antes!!!

E assim vamos seguindo nossa vida... agindo com cautela e cuidando para não dar nada errado!!

O tempo passa e dizemos inúmeros NÃO! Só quando algo realmente forte acontece é que passamos a analisar com outros olhos!! E não estou aqui falando de perda de dinheiro, nem de problemas de relacionamento com filhos, vizinhos, ou problemas de trabalho, estou aqui sim falando de algo que talvez muitos nunca tenham parado pra pensar e muitos acham que pensar nisso seja sinônimo de pessimismo!!!

Então, falando claramente, você já pensou na sua morte???

Um pensamento tão difícil de se ter até que a vida lhe pregue alguma peça...

Esse mesmo pensamento é o que nos faz ficar deprimidos, desiquilibrados, perdidos quando recebemos o diagnóstico de uma doença como o câncer...

Sim! É inevitável! Você passa a pensar seriamente na possibilidade da sua morte!!!

E as misturas de sentimentos e pensamentos, que já descrevi outras vezes, te deixam completamente transtornado!!

Quer acreditamos em Deus ou não... Quer acreditamos em ressurreição ou reencarnação... Quer não acreditamos simplesmente em nada... Independente de qualquer coisa, temos que concordar que a morte existe e ponto!

Tolos somos nós quando nos sentimos soberanos, indestrutíveis, inabaláveis...

Vamos pensar quantos dias perdemos deprimidos, de mau humor, com preguiça, com medo...

Quantas vezes nos apegamos a bens materiais, a vaidade, ao orgulho, ao egoísmo..

Isso tudo para quê, se a única certeza que temos é que um dia nada disso nos será útil!?

Parece um post de quem está querendo dar lição, mas bem pelo contrário, é algo que estou querendo ensinar a mim mesma (já que este é meu diário), pois do fundo do meu coração, eu espero que quando meu dia chegar eu possa olhar para traz e ver que algo aconteceu para me fazer mudar, e eu não deixei a oportunidade escapar... eu agarrei com unhas e dentes e deixei as futilidades de lado...

Acho que comecei sábado, e pretendo levar para o resto de minha vida!!!

E agora, eu concordo em gênero, número e grau com o Rei: É PRECISO SABER VIVER!!!

P.S.: Além do meu namorado tive excelentes companhias para o show... meus amigos Téo, Mariana e Fabiana! Adorei e obrigada!!!!

Um comentário:

  1. Rubiss... concordo com você que não devemos perder as oportunidades que aparecem na nossa vida. Acredito que é preciso viver. Porém, SABER viver... o verbo SABER, está atrelado a experiência, aprendizagem e conhecimento. Tudo isso ligado ao mundo que cada um vive.. ao ambiente que cada pessoa está inserida... o que é saber viver para uma pessoa, pode não significar o mesmo para as outras. Além disso, todos os dias adquirimos novos conhecimento e nossas idéias mudam. Assim como os nossos gostos e opiniões. Desta forma, o SABER de hoje não vale mais para o amanhã... Por isso, eu acredito que é PRECISO SABER VIVER HOJE. BJS

    Lissandra

    ResponderExcluir