segunda-feira, 13 de julho de 2009

Mais um round vencido!!!!


Queridos amigos estou de volta!! Agora muito mais feliz que antes ( se é que isso é possível)!!! O motivo??? Ah... terminei a quimioterapia!!! E o melhor??? Nem morri por fazê-la!!!

É isso mesmo!!! A quimioterapia não mata, bem pelo contrário, como diz a Clélia: maltrata mas trata!!!! Às vezes fico pensando como existem mitos... como persistem os tabus dos tratamentos de 20 anos atras... como costumamos generalizar as causas, os efeitos, os tratamentos e tudo o mais da doença!!!! Vamos assumir que as coisas mudaram!!!

Veja bem... quando recebi o diagnóstico a primeira coisa que me veio a cabeça foi que iria ficar careca!! A segunda foi que ficaria vomitando dias e dias e que não teria força nem para sair do meu apartamento!!! A terceira é que emagreceria horrores e ficaria fraca!!! Digamos que de todas elas apenas o que aconteceu foi que fiquei careca!!!!

É, fiquei careca, mas vou dizer que não encarei isso como um grande problema!!! Comprei e ganhei lenços, chapéus, tocas... comprei uma peruca quase igual ao meu cabelo também!!! Escolho o que usar dependendo do meu estado de espírito!!! Unido a isso abuso da maquiagem: base, pó, lápis, rímel, blush e batom fazem parte do meu dia a dia!!! Procuro cuidar da pele: uso creme ultra mega hidratante para o corpo e para o rosto! Não deixo o perfume de lado e também procuro dar uma caprichada na roupa!!! A soma desses cuidados me faz sentir bonita e ter um aspecto saudável mesmo quando uso lenço na cabeça!!!

Agora o mais importante: É O TRATAMENTO QUE FAZ O CABELO CAIR E NÃO O CÂNCER!!! Isso mesmo... muitas pessoas acham que a gravidade da doença ou a probabilidade de cura é diretamente proporcional a quantidade de cabelo que fica na cabeça... lembre sempre que este tipo de tratamento age eliminando as células de crescimento rápido, e como o tratamento não é inteligente ele afeta tanto as células más como as boas. Como nossos cabelos são células que se reproduzem rapidamente acabam sendo afetadas!!! Claro que tratamentos mais agressivos fazem os cabelos e pêlos caírem mais, enquanto que outros menos. Em alguns casos também podem cair unhas, sobrancelhas e cílios, o que ocorreu bem pouco no meu caso!!!

Também não são todos os tratamentos que fazem os cabelos cair... isso depende da medicação, que depende do tipo de tumor, da agressividade e tudo mais... parte esta que fica a cargo dos médicos oncologistas, afinal, estudam horrores para que possam receitar o melhor tratamento para cada caso!!! De um modo geral tratamento de câncer de mama é feito com o medicamento vermelho que é responsável pela queda do cabelo...

Os outros sintomas que pensei que teria??? Ah... não tive nada!!!! Hoje existem vários medicamentos para controlar os vômitos provocados pelo tratamento. Usei o decadron! Enjôos, azia e náuseas tive muito, mas para isso usei o Vonau e o Omeprazol. E fraqueza??? Acho que nem preciso responder isso... já que descrevi em posts anteriores os 45 minutos de esteira, 10 minutos de bicicleta e 30 minutos de musculação diária que fiz durante o tratamento... Inclusive ressalto que aí está o meu pilar central de sustentação!!!!


O que quero dizer com tudo isso??? Quero dizer que cada caso é um caso...

Se você está lendo porque se encontra na situação que eu me encontrava há 8 meses atras (recém descoberto), procure não se comparar a ninguém... saiba que a medicina evoluiu e muito e que seu caso será examinado pelo seu médico e o melhor será feito. Tenha fé na medicina!!! Também, aproveite para rever sua vida... mude seus hábitos, seus valores... faça aquilo que te dá prazer e não perca tempo com lorotas!!! Fique perto de quem você ama e que também te ama, e principalmente perto de pessoas felizes e bem humoradas!!!! Seja feliz a cada momento!!!! Busque a espiritualidade!!!! Olhe para dentro de si e acredite que você aguenta... que você irá vencer!!! Esta tem sido minha receita e apenas sinto por estar longe dos meus pais e das minhas hermanas!!!!

Agora vou fazer meus primeiros exames de controle e logo em seguida começarei a tomar um medicamento. Costumam chamar esta etapa de hormonioterapia, mesmo que no meu caso não seja o mesmo medicamento usado por pacientes mais velhas ou que estão entrando na menopausa. Este medicamento terá a função de inibir a formação de estrógeno (hormonio feminino) e se alguma célula ainda tiver resistido ao tratamento ela não conseguirá se desenvolver já que o que alimentava o tumor eram os hormônios! Esta etapa irá durar 5 anos.

E para finalizar quero dizer que hoje me sinto emocionada por estar aqui escrevendo sobre todas essas coisas que aprendi... e posso dizer que minha faculdade e meu mestrado em engenharia não me ensinaram nem a metade do que aprendi nestes últimos 8 meses... Também tenho consciência de que tenho muito o que aprender e mudar, mas o importante é que a transformação já começou!!!!

Obrigada meu Deus!!! Obrigada minha família!!! Obrigada meu namorado!!! Obrigada meus amigos!!! Obrigada a todos que sempre me deram força e que rezaram por mim!!!! Obrigada aos médicos e à medicina!!!!

À todos uma ótima semana!!!!!

7 comentários:

  1. Oh Meu Deus, que coisa boa ler este tão sincero depoimento. Agora a grande vantagem é que tudo será muito melhor! Parabéns pela vitória! Bjs. Agora qd vc sumir, já vou saber, ahhhh ela está por ai batendo pernas!!!!!

    ResponderExcluir
  2. É isso aí!!!
    Como é bom te ver feliz e melhor do que já estava... afinal foi mais que um mestrado(na UDESC).
    Ninguém segura essa menina!!!
    Bjooooooooo... ;o)

    ResponderExcluir
  3. Amiga....vc ficou emocionada escrevendo...e eu lendo....rsrsrrs
    Estou muito feliz por vc tbém....deu tudo certo!!
    Vc é um exemplo...mesmo passando por essa fase dificil nunca se deixou abater...tava sempre alegre....e ainda dava força e animo pra muita gente....
    bjos no coração e conta comigo sempre....

    ResponderExcluir
  4. Há muito tempo que penso em escrever alguma coisa p/ ti aqui, mas como sou péssima nestas coisas, so dava uma "bizoiada".
    Vc eh a rubissss, uma pessoinha que sempre se mostrou forte. Eh muitoooo bom saber que está melhor e que logo poderemos tomar uma cervejinha no bigode...hehehe
    Um grande beijo!!!
    Pita

    ResponderExcluir
  5. Oi querida tem um Prêmio Dourado pra vc em meu bloguxo =D
    Pegue-o logo!

    Beijos!!!

    ResponderExcluir
  6. Querida hermana... que bom que essa fase terminou... pode ter certeza que estou muito orgulhosa por ter uma irmã tão forte e determinada. Beijos!!!

    Lissandra

    ResponderExcluir
  7. Tenho um selinho sem regras para você no meu Blog ARCO - IRIS ENCANTADO.

    Beijo.

    Jacque

    ResponderExcluir