quinta-feira, 7 de maio de 2009

REMÉDIOS, ÁGUA, REPOUSO E MUITA PACIÊNCIA!!!!




Dois dias após a última sessão de quimioterapia venho informar que estou me recuperando bem, inclusive acho que foi uma das menos doloridas até agora!!!
É que com o tempo o Dr. Célio foi incluindo novos medicamentos pós químio para amenizar os efeitos colaterais. Agora estou tomando: Vonau de 8 em 8 horas (uma caixa inteira), Decadron de 12 em 12 horas (apenas nos 2 primeiros dias, pq tem corticóide e abre o apetite), Omeprazol todas as manhãs em jejum (enquanto me sentir enjoada) e Maalox sempre que tenho azia... Além da neosaldina de 6 em 6 horas para enxaqueca (tenho sempre que tomar nos 2 primeiros dias)!!!
Além desse coquetel de medicamentos dois cuidados são igualmentes importantes para uma boa recuperação: O REPOUSO E ÁGUA, MUITA ÁGUA!!!
A ÁGUA facilita a limpeza do organismo evitando que os medicamentos da quimio fiquem parados nos rins, bexiga ou urina, o que pode causar infecções urinárias e outros problemas! Por isso um dia antes da aplicação já começo a tomar entre 2 e 3 litros de água e continuo por pelo menos mais 3 ou 4 dias após a aplicação... Posso dizer que não é fácil, pq chega uma hora que a água já não desce mais, e aí amigos, temos que usar a cabeça e inventar: água de côco, água tônica, sucos de frutas (mamão, laranja, maça, etc) suco de cenoura com laranja e assim por diante!!!!
O REPOUSO é tão importante quanto! Percebo que quanto mais me movimento mais enjoo e náuseas sinto... quando estou enjoada olho para minha mãe e digo: vou brincar de estátua!!!
Fico totalmene parada e em questão de minutos já me sinto bem melhor, até o próximo enjoo, claro!!!
O importante disso tudo é ter paciência... e haja paciência!!! Saber que estas náuseas e enjoos duram 3 ou 4 dias já é um alívio e ajudam a ter força... Além disso, o fato de estar na metade do tratamento também é algo extremamente motivador!!!
A próxima está agendada para dia 26, e até lá, já vou ter esquecido este gosto ruim na boca, esta indisposição e este cansaço!!!
Um grande beijo a todos!!!

4 comentários:

  1. oi
    como eu te entendo, tenho todos esses sintomas, mas nós somos Guerreiras e vamos vencer é preciso acreditar acreditar e acreditar

    beijossssssssssss
    ..

    ResponderExcluir
  2. É, Querida... temos que enfrentar cada quimio como se fosse a única e a primeira. Pra esquecer de tudo de ruim que já conhecemos dela.
    Mas é isso, o tratamento na metade... isso nos dá uma sensação maravilhosa. Estou no final da minha... que foi totalmente modificada por uma surpresinha mt agradável...

    Beeijo, força sempre!

    ResponderExcluir
  3. Rubiss... você está de parabéns.. tem feito tudo certinho o que seus médicos recomendaram. Isso tem sido muito importante para sua recuperação. Sabemos que tem muitas pessoas que não seguem as orientações médicas, preferem fazer as outras pessoas falam e acabam se dando mal. Você está em boas mãos e logo, logo estará livre desse tratamento... Continue pensando positivo... Beijos no coração!!!

    Lissandra

    ResponderExcluir
  4. É isso aí...

    FORÇA

    E FÉ!

    E faça tudo direitinho,
    assim como estou fazendo na minha recuperação da 6ª cirurgia.

    Bjokas =*

    Kariny

    ResponderExcluir