sexta-feira, 22 de maio de 2009

E que venha a terça-feira!



Quando se está fazendo um tratamento como este, quimioterapia, você passa a contar o tempo não por meses, nem por semanas, nem por dias, mas sim pelos ciclos que foram ou que ainda serão feitos!

Desta forma, estou eu na terceira semana após a terceira aplicação e já estou esperando ansiosamente a próxima, que será na terça-feira, dia 26, e aí o ciclo todo recomeça!

A primeira semana (semana que faço a aplicação) é a semana das náuseas, enjoos, azia, gosto ruim na boca... etc, etc, etc...

A segunda é a semana das perebas... aftas, feridas na boca... até no olho já tive! E para finalizar a terceira semana (a que estou vivendo atualmente) que considero a mais importante, pois é quando me fortaleço para recomeçar o ciclo...

Uma coisa que tem me ajudado muito, e que já escrevi anteriormente, é a prática de exercícios físicos. Tenho feito academia diariamente! Faço duas semanas e folgo uma devido aos efeitos do tratamento na primeira semana da aplicação.

Mas não pensem que os enjoos e o cansaço terminam assim tão fácil, pois eles insistem em permanecer na segunda semana também. Aí entra a vontade própria...

Faço todas as minhas aplicações nas terças-feiras e na segunda-feira seguinte recomeço os exercícios. Nas duas últimas aplicações eu confesso que fui num estado assim meio... digamos... mal!! Eu estava enjoada, cansada, desanimada, barriga inchada... e tudo mais que poderia me fazer desistir! Porém, lutei contra meu organismo e segui em frente! Fui até a academia e fiz 35 minutos de esteira e mais 10 minutos de bicicleta... voltei para casa ainda me sentindo meio desanimada, mas naquele mesmo dia notei que estava mais disposta e na manhã do dia seguinte já me sentia 100%, parecendo até que nem estava fazendo um tratamento tão pesado!

Intrigada, nesta última segunda-feira perguntei ao Dr. Célio se isso era psicológico ou se realmente os exercícios influenciavam na minha recuperação, e a resposta foi ótima: "Sim, muitos estudos comprovam que as pessoas que fazem atividade física durante a quimioterapia sentem menos enjoo, nauseas e cansaço! Claro que alguns fazem tratamento muito agressivos e aí se torna mais difícil! Quando o organismo faz atividade física ele libera hormônios que atuam no cérebro e diminuem o enjoo!" Então gente: BATATA!!!!

Não era nada do meu psicológico, isso realmente tem acontecido comigo, e os estudos comprovam!

Além disso, tem os demais efeitos que já postei anteriormente, mas que não custa repetir... não fico em casa pensando bobagem, vou pra academia, converso com minha "personal" Joana (que é bem doidinha tipo eu!), dou umas boas risadas, volto me sentindo muitíssimo melhor...

Para me recuperar dos exercícios (faço pela manhã no horário que tem menos gente na academia), a tarde ainda dou uma descansadinha, e depois tenho energia para cuidar da casa, ir passear, dar uma estudada... etc!

É isso aí, quis escrever mais uma vez para deixar a dica! Comecei minhas atividade físicas uma semana após a primeira aplicação, então, qualquer um pode começar quando quiser!!!

Um super beijo de coração e um ótimo final de semana!

P.S. Na foto, eu pronta pra ir pra academia!

8 comentários:

  1. As atividades físicas me ajudaram bastante no meu tratamento, mas só conseguia fazer durante uma semana, pq nas demais eram feitas as 9 aplicações uma a cada dia,nesse período não conseguia nem mexer na cama,tinha dificuldade de até mesmo abrir os olhos.Agora, um mês após o término vou p/ musculação alcançar mais resistência, ganhar peso.

    Migah é isso mesmo, continue, pois faz muito bem!
    bjbj

    ResponderExcluir
  2. Prima, amada e muito muito GUERREIRA!!! cada vez que leio seu lindo e maravilhoso (diário) fico encantada com sua força e coragem!!!! Que Deus sempre lhe abençoe e te encha de muita vida e muita paz!! te amamos..

    Andréia e familia...

    ResponderExcluir
  3. Uma pessoa da minha família também passou por esse tratamento em 2005. Lembro-me perfeitamente dos susto, já que ela escondeu até o dia da sirurgia, por que passamos. O ano de 2006 foi meuito que turvo e tenho algumas lembraças da notícia e me recordar de tudo o que passei me faz chorar ainda hoje em dia. Depois do susto, medo, muito em parte por puro desconhecimento sobre o assunto, vem a hora de nefrentar tudo isso. Enfrentamos. E com fé, essa que nuna esteve ausent um dia se quer e com bastante vontade de lidar com a situação passamos por tudi isso JUNTOS SEMPRE. Acho que de lá pra cá, só coisas boas aconteceram em nossas vidas, aprendemos mais sobre o assunto, descobrinmos quem são os nossos verdadeirmos amigos, descobrimos que tem pessaos que no fundo não ficam tão, digamos tristes assim, e o bom de tudo isso é que colocamos tudo o que não presta de lado. Hoje, olhando apra trás eu só vejo que isso me serviu muito para amadurecer e selecionar as pessoas com quem convivo de maneiras mais acurada. Pessoas neggatias, que trazer energia negativa eu quero distância.

    Parabéns pelo blog, que Deus te abenço e você supere todos os obstáculos em sua vida. Tenha um ótimo domingo.

    ResponderExcluir
  4. Tow precisando fazer esses exercícios físicos, minha ortopedista liberou...

    Bjokas =*

    Kariny

    ResponderExcluir
  5. oi

    eu gostaria de fazer o mesmo que você mas nos dias seguintes á quimio o meu corpo fica sem forças, para alem de todos os outros sintomas que você tambem tem enjoo, azia esse gosto tão ruim que teima em não passar e é como você na 3ª semana quando estou mais forte, começa tudo de novo, mas não podemos desanimar, o caminho é sempre em frente até á meta final, o dia em que sairemos dessa vencedoras
    beijinho de carinho no seu coração
    Maguie
    ..

    ResponderExcluir
  6. Oi Rubia, li seu post anterior, sobre o show do Rei. Naoo sei se vc assistiu o filme SIM SENHOR, a principi é uma comedia mas muito bom para refletir sobre sim e nao. Saude e cura! Bjs.

    ResponderExcluir
  7. Oi Rubia, como foi a última da metade? Como vão os leucócitos? Esse negócio de exercício é óooootimo, eu, por exemplo, casei com a minha bicicleta!! Faz um bem danado fazer exercício, e vale até na imaginação! Querida, já está na metade, força na peruca e quando crescer quero ser igual a você, hehehehe. Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ah soh pra t contar que o resultado dos meus exames pós tratamento deram Normais...
    e eu num vou nem precisar fazer cirugia!
    agora tenho que ficar fazendo os check ups regulares até completarem os 5 anos!!!
    Boa sorte e mta força pra vc no teu tratamento!!!
    Bjos com carinho!!!

    ResponderExcluir