
Desde que descobri os tumores na minha mama esquerda ouvi vários comentários e opiniões de pessoas que passaram por esta doença e felizmente a superaram. Algumas na época estavam vivendo a mesma fase que vivo atualmente, que é de constante vigilância. Estas pessoas (quase anjos) me ajudaram, me fortaleceram e me impulsionaram a enfrentar os medos, as ansiedades, as dúvidas!!!
Porém sempre existem outras pessoas! Aquelas que não passaram, não tiveram qualquer experiência com este tipo de situação e se julgam cheias de conhecimentos... quase uma soma de psicólogas com evangelizadoras!! E justamente dessas pessoas é que vem as piores e mais maldosas frases que uma pessoa psicologicamente debilitada acaba por ouvir!!
Imagine você uma jovem de 30 anos, que dedicou praticamente sua vida inteira aos estudos, acabou de defender um mestrado com muito esforço, trabalhando com força total em seu primeiro semestre como professora de uma faculdade de engenharia... descobre uma doença que pode mudar toda sua história!!!
Digamos que seu mundo cai por terra... Pois por mais forte que você pense ser, o medo toma conta e não tem jeito... O equilíbrio fica e muito desiquilibrado!!!!
Agora some a todos estes pensamentos e sentimentos conturbados a seguinte frase: "DIZEM (na terceira pessoa para tirar de si a responsabilidade) QUE QUEM TEM CÂNCER DE MAMA SÃO PESSOAS AMARGURADAS! PESSOAS QUE GUARDAM MÁGOAS DOS OUTROS!"
O que dizer diante disso??? Posso apenas ressaltar que todas as vezes (que não foram poucas)que esta frase chegou aos meus ouvidos meu queixo caiu, fiquei de boca aberta e com aquela cara de paisagem, totalmente incrédula, com tamanha falta de sensibilidade!!! Isso mesmo, falta de sensibilidade, pois qualquer ser humano que pense um pouco no que fala, ou analise a situação, pode se tocar que falar algo desse tipo a uma pessoa sofrendo de uma doença como o câncer não vai trazer nada de bom a ela, bem pelo contrário, vai fazer ela ficar procurando onde estão suas mágoas que podem ser as causadoras do seu sofrimento!
Mas se vocês pensam que fica por aí... não mesmo! Há aproximadamente dois meses atrás, num dia extremamente quente aqui em Joinville, resolvi parar de usar peruca, lenço ou chapéu... resolvi assumir meus cabelos curtíssimos! Para isso, precisava dar uma arrumada, uns retoques no cabelo que já estava crescido! Vocês não imaginam a felicidade que senti só de pensar nisso, pois desde a Páscoa não sabia o que era TER cabelo!
Liguei no salão que costumava cortar e infelizmente não tinha horário... Resolvi sair por aí procurando um lugar, afinal de contas este pequeno retoque não era nada muito problemático, por mais que a pessoa não tivesse muita experiência poderia realizá-lo satisfatoriamente!
Cheguei então a um salão e toda empolgada fui falar com a cabelereira... Expliquei a situação e perguntei se ela poderia fazer um retoque para mim naquele momento! Eis que veio a resposta: "SIM, POSSO FAZER!" Fiquei toda feliz! Enquanto sentei na cadeira para lavar começamos a conversar! Ela perguntou e contei sobre minha doença e sobre tudo que eu havia passado, claro que com imensa empolgação porque estava muito feliz por ser o primeiro dia que andaria com meu cabelo à mostra!
Eis que logo em seguida veio o seguinte comentário: "VOCÊ É UMA PESSOA MUITO NERVOSA, E SABE QUE O CÂNCER É RESULTADO DESSE TEU JEITO!".
Meu Senhor!!!! O que leva uma pessoa que nem me conhece a me classificar como nervosa ou calma, estressada, feliz ou triste, ou qualquer coisa que seja!!! Sim, cheguei lá falando um monte... mas, sinceramente, não era stress, nem sequer nervosismo... eu estava empolgada, feliz, radiante, já que isso para mim simbolizada o começo de uma nova história, e uma nova fase!!!
Será que as pessoas tem noção do poder de suas palavras??? Este tipo de comentário magoa e muito! Ninguém gosta de ser rotulado em poucas palavras e usando uma doença para justificar algo, é de uma maldade sem tamanho!!!
Antes de falar este tipo de coisa, primeiramente estude o assunto! Saiba o que diz! Levando para o lado espiritual, uma doença não é causada apenas por mágoas e ressentimentos (não seja simplista)... inúmeros são os motivos que podem interferir para o seu desenvolvimento! Não leia ou ouça uma frase e generalize!! Quando for visitar ou conversar com alguém que esteja em situações difíceis pense o que irá dizer... se é motivador ou se vai deixar a pessoa pensando e procurando motivos para estar naquela situação!
Eu pesquisei e estudei muito sobre o assunto... tirei minhas conclusões e não preciso dizer a ningúem, pois cada um pode fazer o mesmo, basta ter um pouco de disposição!
Agora vocês acham que estou preocupada com essa história toda??? Não mesmo! Saí do salão ainda mais feliz do que entrei... e estou quase precisando ir novamente! E por que escrevi este post??? Foi apenas um alerta! coloque-se na situação e analise!!!
Aproveito para postar uma foto com minha amiga Vanessa, e para exibir meus novo e longos cabelos!!!
E no mais??? Uma semana abençoada e iluminada a todos!
Um grande beijo!!!